Ouse ouvir seu coração… – 07.05.2017

Ouse ouvir seu coração… – 07.05.2017

O coração é livre, e a nossa verdadeira liberdade está nele. Só ele sabe o que você quer e deseja de verdade a cada momento. Contudo, é preciso ter a ousadia de ouvi-lo, porque nem sempre você vai gostar do que ele tem a dizer. Portanto, seja corajoso e descubra o que ele quer comunicar.

O seu coração saberá do que você precisa, apesar de você se sentir perdido. Você apenas precisa ouvi-lo tranquilamente e ele irá revelar a sua mensagem. Não se faça de surdo por medo da sua resposta ou porque os seus medos surgem em cena. Detenha-se e ouça-o; ele tem muitas coisas a lhe dizer.

— O seu coração é livre, ouça-o, não se acomode

Uma tendência muito comum entre as pessoas de sociedades socialmente avançadas é o comodismo. Isto é, ter comida, trabalho, moradia e levar uma vida que se considera “normal” faz com que muitos se acomodem. Na verdade, estes são os objetivos de milhões de pessoas.

Infelizmente essa forma de pensar é transmitida a nós desde a infância. Quem não ouviu sua mãe dizer “estude muito para que amanhã você tenha um bom trabalho”? Desta forma, ter uma vida acomodada se transforma em uma prioridade para nós…

Contudo, em muitos casos, o fato de levar uma vida confortável supõe não ouvir o coração, e isto traz implicações catastróficas para nossas vidas. Não é sempre que a liberdade e a tranquilidade andam juntas.

“O que o seu coração sente hoje, a sua cabeça o entenderá amanhã.” – Anônimo

Um coração é livre, portanto, sempre sabe o que realmente precisamos. Contudo, a sociedade não se rege pelos caminhos dos sonhos e por aquilo que realmente desejamos, de modo que é complicado dar atenção aos nossos anseios em um mundo tão complexo, cheio de obrigações, normas e cobranças.

É importante aprender a ouvir o coração a toda hora. É preciso fazer com que a vida seja regida pelos verdadeiros desejos que ele sente. Só assim você terá liberdade. Contudo, se fizer caso omisso e se deixar levar pelas obrigações, pouco a pouco você se esquecerá da importância de ouvir a quem sabe intimamente o que você quer na vida.

— Ouvir o seu coração o tornará livre

Há muitas razões pelas quais ouvir o seu coração o tornará livre e permitirá levar uma vida muito mais plena e feliz. Se você quiser conhecê-las, compartilharei algumas que podem ser de grande ajuda para você se sentir uma pessoa mais realizada:

• Se você procura um trabalho pelo dinheiro, este sempre será um fardo e você jamais desfrutará verdadeiramente dele. Contudo, se você se dedicar a aquilo que sempre sonhou, ao que lhe agrada, você nunca o considerará um emprego, e as responsabilidades e exigências se transformarão em desafios excitantes e vontade de aprender.

• Se você sempre quis viajar e se sentir livre, não procure amarras. É normal querer ter uma casa própria, por exemplo, mas algum dia ela pode acabar impedindo que você se mova pelo maravilhoso mundo em que vivemos. Lembre-se de que há locações e modalidades que prendem muito menos.

• Você pode querer ter uma família, mas você deverá escolher o momento. Não se apresse, mas também não se atrase. Simplesmente ouça o seu coração, porque só ele tem a verdadeira resposta do que você deseja intimamente. Não permita que algo tão maravilhoso como amar o seu companheiro ou seus filhos se transforme em um peso ou uma obrigação.

— O seu coração é livre

Só o seu coração é livre, e portanto ouvi-lo faz você livre também. Nunca lhe dê as costas. Não permita que as obrigações o ceguem tanto que você não seja capaz de ouvir a sua voz. Nunca é bom usar somente a cabeça, pois a lógica é necessária, mas os sentimentos, os sonhos e as emoções, também.

Nunca se esqueça de que o seu coração é livre. Ouvi-lo é muito necessário, porque disso depende a sua felicidade no mundo. Não se deixe levar pelos acontecimentos e tenha sempre em mente as suas necessidades, desejos e sonhos. Só assim você desfrutará da vida plena que sempre imaginou. Não tem por que ser impossível, porque nada é impossível.

“É preciso ouvir a cabeça, mas deixar falar o coração.” – Marguerite Yourcenar

Visão pessoal…

Podemos perguntar: como podemos ativar os poderes do nosso coração? Cultivando as qualidades dele: a abertura para o próximo, o escutar, a paciência, a cooperação, a aceitação das diferenças, a coragem… É a prática de pensamentos e emoções positivas. Essencialmente, libertar-se do espírito de separação e dos três mecanismos primários: o medo, o desejo e a ânsia de domínio, mecanismos que estão ancorados profundamente no ser humano porque nos serviram para sobreviver milhões de anos. E como nos livramos deles? Tomando a posição de testemunhas, observando nossos pensamentos e emoções sem julgá-los, e escolhendo as emoções que nos podem fazer sentir bem. Devemos aprender a confiar na intuição e reconhecer que a verdadeira origem de nossas reações emocionais não está no que ocorre no exterior, senão em nosso interior. Já. Cultive o silêncio, contate com a natureza, viva períodos de solidão, medite, contemple, cuide seu meio vibratório, trabalhe em grupo, viva com simplicidade. E pergunte a seu coração quando não saiba o que fazer. Ao meu modo de ver, é uma confirmação a mais da teoria da Medicina Chinesa, a qual diz que o Coração é o centro do Shen (termo chinês que engloba emoções, consciência, espírito e psique). O termo “shen”, traduzido com frequência hoje em dia como ”espírito”, inclui alguns dos conceitos mais complexos da medicina tradicional chinesa. No Neijing, Shen menciona-se cerca de 240 vezes. Tradicionalmente, o termo refere-se ao mecanismo de mudança, o mistério da transformação súbita e profunda, e a expressão no rosto de uma pessoa, especialmente dos olhos. Quando se aplica ao corpo humano, o termo descreve uma parte importante do que se chamaria a vitalidade física, a atividade mental e o espírito. O coração é o mestre do corpo e o imperador das redes de órgãos. O antigo livro das definições (Neijing) refere-se ao coração como o governador do corpo humano, a sede da consciência e a inteligência. Os 12 meridianos do corpo obedecem às ordens do coração e o coração é o imperador do corpo humano…

Inspiração…

As Razões do Coração entre Neurociências Culturais

O Cérebro de Buda – Livro

Saber Escutar a Sabedoria do Coração

As Razões do Coração – Coerência Cardíaca

Recomendo…

Fonte – Monicavox

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s