A Cozinha de Monicavox – Xilitol – Uma opção mais saudável para o viciante açúcar… com receitas – 23.04.2017

A Cozinha de Monicavox – Xilitol – Uma opção mais saudável para o viciante açúcar… com receitas – 23.04.2017

Uma alternativa ao açúcar que está conquistando a cozinha de muitas pessoas é o xilitol, adoçante natural que é encontrado nas fibras de muitos vegetais. Entre eles, milho, bétula (vidoeiro), framboesa, ameixa, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos.

O Xilitol é tão doce quanto a sacarose (açúcar de mesa), no entanto, é aproximadamente 40% menos calórico, além disso, não aumenta os níveis de açúcar no sangue. O seu gosto e aparência é bastante semelhante ao produto que substitui – um pó branco e cristalino. Desse modo, é bem aceito para as mais diversas receitas. O Xilitol tem ainda uma série de vantagens, como colaborar com a saúde dos dentes.

Embora pouco conhecida, a substância já é usada em muitos produtos, inclusive, nos destinados ao público diabético, como em doces, gomas de mascar, balas e até mesmo em produtos de higiene bucal.

— Como é produzido o Xilitol

O Xilitol pertence à categoria dos álcoois de açúcar (ou poliálcool), os quais funcionam como substâncias híbridas de uma molécula de açúcar e molécula de álcool. É obtido por meio do processo químico de hidrogenação catalítica da xilose. Quanto a sua estrutura, estimula os receptores de sabor doce na língua. O ser humano também produz essa substância, porém, em poucas quantidades, através do seu metabolismo.

Por outro lado, o Xilitol, assim como o açúcar comum, é um edulcorante refinado, assim, não possui vitaminas, minerais e nem proteínas, tratando-se de um alimento rico nas chamadas calorias vazias.

Mesmo assim, é mais saudável do que o açúcar de mesa, uma vez que não eleva os índices de glicose no sangue, o que significa que não possui carboidratos líquidos.

—Vantagens de substituir o açúcar de mesa pelo Xilitol

O Xilitol tem um índice glicêmico muito baixo, ao contrário do açúcar tradicional e do xarope de milho, os quais contém grande quantidade de frutose, que leva à resistência à insulina e colabora para os problemas metabólicos, quando consumidos em excesso. Enquanto isso, o Xilitol contém frutose zero. E isso é ótimo. Para explicar melhor, vale dizer que o índice glicêmico refere-se a uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue. No caso do Xilitol é de apenas 7, em comparação com o açúcar comum, que tem índice glicêmico de 60-70.

Além de ser ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos. Embora os estudos ainda não estejam concluídos, pesquisadores apontam mais vantagens do Xilitol. Entre elas, melhorar os sintomas de diabetes, reduzir a gordura da barriga e até mesmo prevenir o ganho de peso em uma dieta para aumentar a massa muscular.

Outras pesquisas apontam benefícios quanto à redução de infecções de ouvido em crianças e do desenvolvimento do fungo Candida Albicans. Isso porque a boca, o nariz e os ouvidos estão todos interligados. Assim, as bactérias que vivem na boca podem causar infecções do ouvido, um problema comum em crianças, e como o Xilitol “mata de fome” algumas destas bactérias, elas não migram para as demais partes do organismo.

— Benefícios do Xilitol para a saúde bucal

Os estudos dos benefícios do adoçante natural para a saúde dental já estão adiantados e apontam para a prevenção de cáries. Isso acontece porque uma das responsáveis pelas cáries é um tipo de bactéria chamada Streptococcus mutans, que formam as placas, as quais em excesso dão começo à inflamações da gengiva. Para que as bactérias se desenvolvam, elas devem se alimentar da glicose dos alimentos, mas isso não acontece ao se ingerir produtos com Xilitol.

A substituição de açúcar pelo adoçante natural, portanto, reduz a disponibilidade de combustível para as bactérias nocivas, matando as bactérias de fome. Pesquisas realizadas utilizando goma de mascar adoçadas com Xilitol reduziram as bactérias ruins entre 27% e 75%, ao mesmo tempo em que não afetaram as bactérias boas da boca. Mas os benefícios não param por aí, a sua ingestão ajuda na absorção de cálcio, o que é bom para os dentes e protege contra a osteoporose.

O Xilitol aumenta, ainda, a produção de saliva, que contém cálcio e fosfato, os quais são apanhados pelos dentes e ajuda na remineralização (reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo). A substância também reduz a acidez da saliva, que ajuda a combater a degradação impulsionada pelo ácido do esmalte dentário.

— E na Cozinha de Monicavox…

Bolo de chocolate funcional

Ingredientes:

3 xícaras de farinha sem glúten

4 ovos orgânicos

1/2 xícara de xilitol

1 xícara de cacau puro desengordurado sem açúcar

1 col sopa de farinha de linhaça

1 xícara de água fervente.

1 col chá cheia de fermento biológico

20g de chocolate amargo sem açúcar e sem lactose

Modo de preparo:

Misture tudo exceto o fermento e a água. Todos os sólidos devem estar misturados com os ovos para depois colocar a água. Mexa até ficar homogêneo. Por último pique o chocolate e coloque em pedacinhos na massa. Por fim acrescente o fermento. Coloque a massa do bolo na forma untada com óleo de coco. Depois, coloque por 30 minutos em fogo médio no forno (de 160° a 180° C).

Cobertura:

1 xícara de cacau puro desengordurado sem açúcar

1 col sopa de xilitol

30 ml água

10g de chocolate sem açúcar e sem lactose (em pedaços)

Misture tudo em uma panela pequena no fogão mexendo sempre em fogo baixo ou 1 minuto no microondas. Coloque a calda por cima do bolo e pronto.

Nota do Monicavoxblog: tem que ter o chocolate derretido junto para a calda criar consistência depois de colocada no bolo, pois o xilitol não cristaliza como o açúcar. O chocolate (sem açúcar e sem lactose ) fará esse trabalho. O cacau em pó sem açúcar além de ser gostoso também serve como antioxidante. O fitoquímico do cacau age aumentando a serotonina, substância neurotransmissora que aumenta sensação de prazer, bem-estar, equilíbrio e saciedade. Além disso ele age contra dano celular e consequente anti-envelhecimento. Também tem ação vasodilatadora aumentando vascularização e melhorando circulação sanguínea.

Cupcake de framboesa com limão siciliano

Ingredientes:

1 copo (200 ml) de suco de limão Siciliano

½ copo (100 ml) de água

1 colher de biomassa de banana verde

1 copo de Xilitol

¼ de copo (60 ml) de óleo de coco

1 colher de chá (5 ml) de essência de baunilha

3 copos (375 gramas) de farinha de arroz

1 colher de sopa de fermento em pó para bolos

½ colher de café de sal marinho ou rosa

1 ½ copo (165g) de framboesas frescas ou congeladas

Raspas de 1 limão Siciliano

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma vasilha grande misture todos os ingredientes menos as framboesas e as raspas de limão. Misture até formar uma massa lisa. Adicione as framboesas e as raspas de limão e misture gentilmente. Coloque a massa em formas para cupcake ou muffins. Asse por aproximadamente 20 min até o centro estar firme quando tocado. Retire do forno, espere esfriar. Decore com fatias finas de limão Siciliano, framboesa e se desejar.

Cocada com maracujá

Ingredientes:

2 xícaras de coco em flocos (sem açúcar) ou rale o coco em tiras grossas

1 xícara de xilitol

1/4 xícara de água

1/4 xícara de suco de maracujá

Óleo de coco para untar.

Modo de preparo: 

Aqueça o xilitol em uma panela junto com o suco de maracujá até derreter, desligue a panela e misture os outros ingredientes e mexa bem. Unte uma forma ou travessa com o óleo de coco e coloque a mistura. Deixe esfriar e sirva.

Nota do Monicavoxblog: Xilitol tem um efeito laxativo forte e deve ser consumido com prudência, aumentando seu consumo bem aos poucos até adaptar-se. É caro e não está disponível largamente no mercado brasileiro como ocorre em países estrangeiros; não cristaliza, então não produz biscoitos crocantes como os feitos com açúcar, ficam secos e levemente fofos. Como não cristaliza, também não produz caldas para a produção de pudins por exemplo. Como é um inibidor de fungos e bactérias, não é apropriado para a produção de pães, pois não alimenta o fermento biológico. Escurece mais as massas e é necessário diminuir a temperatura recomendada nas receitas. Não dissolve bem em líquidos.

Visão pessoal…

Embora o xilitol tenha vantagens em relação ao açúcar comum, há que se tomar cuidado com todo e qualquer tipo de substância que busca o gosto doce. O primeiro motivo é que todo e qualquer gosto doce é capaz de gerar alguma secreção de insulina. Na verdade, até pensar em doce faz isso possível. Como você deve saber, quem nos faz engordar é a ação da insulina. Então vale tudo para evitar que isso aconteça. O segundo problema é que buscando sentir gosto doce, acabamos por alimentar a tentação de sentir mais. E isso pode ser a fagulha para explodir uma compulsão contida, no futuro. Sem contar que, no caso de adoçantes, além de cancerígenos e cheio de substâncias químicas que causam inúmeras doenças, nunca foi comprovado que eles ajudam a emagrecer. Pelo contrário, alguns foram associados até a ganho de peso. Definitivamente, o xilitol é melhor que o açúcar. Mas o ideal é evitar os gostos doces. Até porque, tirando o prazer fugaz, não há benefício algum para sua saúde. Vamos achar um caminho no meio dessas informações e pensar mais em saúde do que em paladar….

Inspiração…

Controversies around Xylitol

The effect of xylitol on dental caries and oral flora

Xylitol, sweeteners, and dental caries

Xilitol – Aplicações Funcionais

Substitutos do Açúcar – UFSC

Produção Enzimática de Xilitol utilizando Sistema de … – Teses USP

Recomendo…

Fonte – Monicavox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s