A Cozinha de Monicavox – Biomassa de banana verde… com receitas… – 05.04.2017

A Cozinha de Monicavox – Biomassa de banana verde… com receitas… – 05.04.2017

A BIOMASSA DE BANANA VERDE consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.

A biomassa de banana verde é feita a partir da banana verde, trazendo benefícios para a saúde como:

. Ajudar no emagrecimento, pois é pobre em calorias e rica em fibras que dão a sensação de saciedade;

. Combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;

. Combater a depressão, por ter triptofano, uma substância importante para formar o hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar;

. Diminuir o colesterol alto, pois ajuda a reduzir a absorção de gordura no organismo;

. Prevenir infecções intestinais, pois mantém a flora intestinal saudável.

— Principais nutrientes da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.

A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de biomassa por dia, que pode ser feita em casa ou comprada pronta em supermercados e lojas de produtos naturais.

— Como fazer biomassa de banana verde

Para fazer biomassa de banana verde em casa pode ser guardada na geladeira por até 7 dias ou no congelador por até 2 meses.

Ingredientes

. 5 bananas nanicas verdes, de preferência orgânicas;

. Água.

Modo de preparo

Lavar bem as bananas e colocá-las ainda com casca numa panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas. Levar ao fogo e deixar cozinhar na pressão por 8 minutos, deixando a panela esfriar naturalmente até perder a pressão. Retirar as cascas e bater a polpa ainda quente no liquidificador, guardando em seguida em pequenas porções na geladeira ou no congelador.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de biomassa de banana:

Quantidade em 100 g de biomassa de banana verde
Energia: 64 kcal
Proteínas 1,3 g Fósforo 14,4 mg
Gordura 0,2 g Magnésio 14,6 mg
Carboidratos 14,2 g Potássio 293 mg
Fibras 8,7 g Cálcio 5,7 mg

Pode-se usar a biomassa de banana verde em vitaminas, sucos, patês e massas de pães ou bolos, além de alimentos quentes, como mingau de aveia, caldos e sopas. Conheça também os benefícios dos diversos tipos de banana.

— Benefícios da biomassa de banana verde

Previne o diabetes tipo 2: As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.

Ajuda na perda de peso: A biomassa de banana verde contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta saciedade por mais tempo.

Melhora a saúde da microbiota intestinal: A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.

Melhora a imunidade: O amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

— A biomassa de banana verde melhora a imunidade

Além disso, quando a microbiota intestinal está saudável, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.

Diminui os níveis de colesterol: O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos.

Melhora o trânsito intestinal: As fibras não digeríveis da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, ele sairá com mais facilidade. Assim, há melhora no trânsito intestinal.

— E na Cozinha de Monicavox…

Receita de Brigadeiro de Biomassa

Esse brigadeiro deve ser feito com a biomassa fria, mas sem ter sido congelada.

Ingredientes

. Biomassa de 2 bananas verdes;

. 5 colheres de sopa de açúcar mascavo;

. 3 colheres de sopa de cacau em pó;

. 1 colher de chá de manteiga ghee clarificada;

. 5 gotas de essência de baunilha ou uma fava de baunilha natural.

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador e fazer bolinhas com a mão. Ao invés do granulado tradicional de chocolate, pode-se utilizar castanhas ou amêndoas trituradas ou cacau granulado. Deve-se deixar na geladeira até que as bolinhas fiquem bem firmes antes de servir.

Estrogonofe de biomassa de banana verde

Ingredientes para o estrogonofe

. 1 xícara (240 g) de biomassa de banana verde (se compra em lojas de produtos naturais);

. 500 g de Tofu orgânico defumado cortado em quadradinhos pequenos;

. 250 g de molho de tomate fresco;

. 1 cebola picadinha;

. 1 dente de alho picado;

. 1 colher de chá de orégano;

. 1 colher de sopa de azeite extra virgem;

. 2 xícaras de água;

. 200 g de cogumelos frescos.

Modo de preparo

Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentando o tofu até ficar dourado e, por fim, acrescentar o orégano. Depois acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar um pouco. Acrescentar os cogumelos, a biomassa e a água. Pode-se temperar com sal e pimenta a gosto e também acrescentar ervas frescas, manjericão ou outra erva aromática que intensifique o sabor e não adicione calorias.

— Como fazer a farinha de banana verde

Para fazer a farinha de banana verde em casa basta seguir a receita:

Ingredientes

. 6 bananas verdes.

Modo de preparo

Cortar as bananas em rodelas médias, colocar lado a lado em uma forma e levar ao forno em temperatura baixa, para não queimá-las. Deixar até elas ficarem bem secas, praticamente esfarinhando na mão. Retirar do forno e deixar esfriar na temperatura ambiente. Depois de totalmente frias, colocar as rodelas no liquidificador e bater bem até virar uma farinha. Peneirar até a farinha ficar na espessura desejada e guarde num recipiente bem seco e tampe.

Esta farinha de banana verde caseira dura até 20 dias e não contém glúten.

Como usar

A quantidade de farinha de banana verde que se deve consumir por dia é de até 30 gramas. Você pode adicionar até 2 colheres (de sopa = 20g) num copo de água e tomar em jejum ou adicionar no iogurte, na fruta, na vitamina de frutas ou no feijão, por exemplo. Ela não tem um sabor forte e também pode ser usada para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, muffins, biscoitos e panquecas. Mas é importante consumir mais água que o habitual para garantir que o bolo fecal fica bem hidratado, facilitando sua saída. Caso contrário, as fezes ficarão muito secas.

Receitas com farinha de banana verde

Bolo de banana com passas

Este bolo é saudável e não tem açúcar, mas é doce na medida certa porque tem banana madura e uvas passas.

Ingredientes:

. 2 ovos orgânicos;

. 3 colheres de óleo de coco;

. 1 1/2 xícara de farinha de banana verde;

. 1/2 xícara de farelo de aveia;

. 4 bananas maduras;

. 1/2 xícara de uva passa;

. 1 pitada de canela;

. 1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, colocando o fermento por último, até que fique tudo uniforme. Leve ao forno para assar durante 20 minutos ou até que passe no teste do palito. O ideal é colocar o bolo em pequenas forminhas ou num tabuleiro para fazer muffin porque ele não cresce muito e tem uma massa um pouco mais espessa que o normal. Assim ele irá ficar mais bonito e irá cozinhar mais rápido.

Panqueca com farinha de banana verde

Ingredientes:

. 1 ovo orgânico;

. 3 colheres de óleo de coco;

. 1 xícara de farinha de banana verde;

. 1 copo de leite de amêndoa;

. 1 colher de fermento biológico;

. 1 pitada de sal rosa e de açúcar de coco ou stévia.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes com um mixer e depois prepare cada panqueca colocando um pouquinho da massa numa frigideira pequena untada com óleo de coco. Aqueça os dois lados da panqueca e depois use como recheio frutas, tofu orgânico ou queijo de sementes com tomates e manjericão, por exemplo.

Veja mais receitas:

http://www.mdgjoseluizgori.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/19/1430/79/arquivos/File/FOLDERBIOMASSA.pdf

Visão pessoal…

Ao longo dos anos, os consumidores buscam por produtos de simples e fácil preparo e que possam oferecer características funcionais visando uma melhor qualidade de vida. A biomassa de banana verde é um alimento que além de apresentar muitas vantagens nutricionais, possui elevada quantidade de fibras e amido resistente capaz de desempenhar importante função no organismo. Este alimento pode ser incorporado em diversas formulações sem alterar o sabor original. Segundo estudos científicos, o consumo da massa de banana verde aumenta extraordinariamente a umidade do conteúdo intestinal e melhora de forma considerável o funcionamento do intestino. Outro benefício que se tem na ingestão desses produtos é o processamento da fermentação do amido resistente nas porções finais do cólon intestinal colaborando para a eliminação de produtos nocivos à saúde intestinal e para a reabsorção indesejável de ácidos biliares. Assim, os produtos derivados de banana verde mostram-se favoráveis na prevenção de intolerâncias e alergias alimentares. Com isso por ser um produto sem sabor e odor é uma alternativa para aproveitar todos os benefícios da fruta, sendo assim pode-se adicionar esta massa na formulação de qualquer produto já existente sem alterar as características sensoriais do produto final. Que tal experimentar estas receitas e adicionar mais este hábito saudável na sua alimentação?

Inspiração…

Biomassa de Banana Verde – Um Alimento Funcional – Vale Mais

Propriedades Funcionais da Biomassa e Farinha de Banana Verde

Recomendo…

Fonte – Monicavox

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s