A Cozinha de Monicavox – Óleo e açúcar de coco faz bem a saúde… com receitas… – 18.02.2017

A Cozinha de Monicavox – Óleo e açúcar de coco faz bem a saúde… com receitas… – 18.02.2017

Preparar uma alimentação equilibrada e gostosa tornou­-se a preocupação de muitas pessoas que desejam manter hábitos saudáveis, se livrar dos industrializados, ter mais saúde e comer bem. O óleo e o açúcar de coco são dois ingredientes produzidos de maneira rústica e sem adição de químicos, que contém importantes benefícios à saúde e dão um toque perfumado e especial aos pratos. Os produtos têm aparecido recentemente nas prateleiras dos supermercados, mas já são vendidos há algum tempo em lojas de produtos naturais. O preço ainda é elevado em relação aos produtos convencionais, como o óleo de soja e o açúcar de cana, mas, segundo os cientistas e nutrólogos, os benefícios compensam.

beneficios-do-oleo-de-coco— Açúcar de coco, uma doce surpresa…

acucar-de-cocoVocê sabia que o açúcar de coco é muito mais saudável do que imaginávamos?Como os efeitos nocivos do açúcar e xarope de milho tornam-se cada vez mais evidente, as pessoas estão se voltando para outras alternativas naturais. Um ingrediente natural que se tornou muito popular nos últimos anos é o açúcar de coco. Bastante nutritivo, possui potássio, ferro e é uma fonte natural de vitaminas como B1, B2, B3 e B6. Possui também um índice glicêmico muito mais baixo que muitos açúcares comuns. Isto quer dizer que o açúcar de coco produz uma liberação lenta de energia e não produz os picos altos de insulina prejudiciais a saúde.

Extraído do fluído das flores da palma de coco, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais que dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. O açúcar de coco é um adoçante não processado, não adulterado, não filtrado, não contém preservativos e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo.

Dica da Cozinha de Monicavox: O açúcar de coco  contém uma fibra chamada inulina, o que faz retardar a absorção de glicose e compreender o por que de o açúcar de coco possuir um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar normal. De qualquer forma, sempre devemos consumir qualquer tipo de açúcar com moderação.

beneficios-do-oleo-de-coco_1Após muitos estudos, hoje não há mais dúvidas que o óleo de coco é extraordinário para nossa saúde. Ele comprovadamente ajuda a emagrecer, melhora o sistema imune, possui ação antioxidante, além de inúmeros usos cosméticos. O óleo de coco é essencialmente composto por gorduras boas, em maior parte pela saturada (87% do total). Essas gorduras são triglicerídeos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos. A vantagem é que esses triglicerídeos são muito melhor absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo. Algumas pesquisas têm demonstrado que a gordura do coco funciona até mesmo para pessoas diabéticas ou com problemas de tireoide.

Existem dois tipos desse alimento funcional: o refinado e o extravirgem. O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é feito com o coco fresco. Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido em altas temperaturas, só ficando sólido e branco abaixo de 25 graus. O normal é que ele não estrague ou fique rançoso mesmo quando armazenado há algum tempo.

Para perceber os efeitos benéficos na saúde, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa diariamente. Ao incluir o poderoso óleo de coco no dia a dia, veja o que acontece:

. Menor acúmulo de gordura no corpo: Como passa rapidamente pelo fígado devido à sua menor cadeia de moléculas, o óleo de coco não é estocado em forma de gordura no corpo.

. Queima extra de calorias: A rápida digestão da gordura do coco estimula o metabolismo e faz emagrecer. É como se você aumentasse o fogo interno que queima as calorias dos alimentos, transformando-as em energia.

. Redução de medidas na cintura: Está provado que o consumo de óleo de coco favorece a eliminação da gordura que fica depositada na barriga. Os motivos exatos ainda são desconhecidos pela ciência, mas acredita-se que o óleo atue diretamente em alguns hormônios ligados ao acúmulo dessas reservas no abdômen.

. Controle da fome: Se, de um lado, o óleo de coco aumenta a queima calórica, de outro, ele ajuda a diminuir a sensação de fome. A possível justificativa para isso é que o líquido deve agir aumentando o nível dos hormônios responsáveis pela saciedade.

. Possui ação antioxidante: Colabora na diminuição da produção de radicais livres. Isto se deve principalmente à ação direta da vitamina E, presente na gordura de coco extra virgem.

. Reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL): Contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

. Melhora o sistema imunológico: agindo na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos, restabelece a energia roubada por estes agentes. Consequentemente melhora a absorção dos nutrientes, aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentração de ácido láurico, dentre todas as gorduras vegetais.

. Regula a função intestinal: Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através da monolaurina, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

— Promove a Perda de Peso

O óleo de coco é muito útil para perda de peso. Os ácidos gordos de cadeia média em óleo de coco são mais curtos e mais em comparação com outros óleos como o óleo de oliva. Estes ácidos gordos de cadeia média são absorvidos diretamente para dentro das células, o que significa que a gordura pode ser imediatamente queimada como energia em vez de serem armazenadas no corpo. Verificou-se que este óleo é muito eficaz em reduzir acumulação de gordura no interior da cavidade abdominal e em torno dos órgãos do abdômen. Além disso, esse óleo comestível é de fácil digestão e ajuda a aumentar a taxa metabólica do corpo. Por todas estas razões, vários especialistas em saúde recomendam óleo de coco para aqueles que estão tentando perder peso. Com todos esses benefícios para a saúde, o óleo de coco é um bom item para incluir em sua dieta. Para o máximo de benefícios, use óleo de coco extra virgem.

. Por ser resistente ao calor, não altera as suas características e não se torna tóxico com o aquecimento.

. A gordura do óleo de coco não é armazenada no organismo como gordura corporal pois os seus ácidos grados são de cadeia média.

. 57% da gordura do coco é composta pelos ácidos láurico e cáprico que se transformam no nosso organismo em monolaurina e monocaprina, que têm ações antibacterianas, antifúngica, antiviral.

. Não aumenta o colesterol e nem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

alimentos_1— Na Cozinha de Monicavox…

Molho para salada com óleo de coco:

Ingredientes:

¼ de xícara (chá) de óleo de coco extravirgem

¼ de xícara (chá) de azeite extravirgem

¼ de xícara (chá) de vinagre de maçã

1 colher (sopa) de água

½ colher (sopa) de sal rosa

1 colher (café) de cúrcuma (opcional)

1 pitada de pimenta­ do ­reino

Modo de fazer: Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora e, depois, guarde na geladeira. O molho pode ficar consistente sob refrigeração, por isso, retire da geladeira uma hora antes de servir.

bolo-cacau— Bolo de cacau funcional

Ingredientes:

2 ovos

½ xícara (chá) de farinha de arroz

½ xícara (chá) de polvilho doce

½ xícara (chá) de farinha de coco

¼ xícara (chá) de açúcar de coco

1 colher (sopa) de cacau em pó

1 colher (sopa) de alfarroba

70 ml de leite de amêndoas

Coco ralado a gosto

Canela a gosto

Pedaços de chocolate 85% cacau sem lactose

Óleo de coco ­ para untar

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes na batedeira ­ exceto às claras, bata elas em neve e adicione delicadamente por último. Depois, despeje em uma forma untada com óleo de coco e farinha de coco. Distribua coco ralado e os pedaços de chocolate pela massa. Asse em forno preaquecido por 30 minutos. Sirva quente.

banana-oleo-coco— Banana assada com canela e óleo de coco

Ingredientes;

8 bananas da terra bem maduras

4 a 6 colheres de sopa de óleo de coco

Canela a gosto

Açúcar de coco (opcional)

Fatie as bananas bem finas. Coloque as fatias em uma ou duas assadeiras, fazendo apenas uma camada da fruta.

Dica da Cozinha de Monicavox: Esses são uns dos segredos para deixar a banana crocante por fora, o outro é não economizar no óleo de coco.

Regue as bananas com óleo de coco e bastante canela. Asse em forno pré-aquecido a 220° e vire as fatias depois de cerca de 30 minutos, quando a parte de baixo estiver corada. Como lanche da tarde, sirva com algumas oleaginosas como nozes, castanhas ou amêndoas.

— Manjar de coco

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite de coco (sugiro o leite de coco caseiro – a receita está logo abaixo –  é mais natural e tem sabor mais suave, mas se quiser usar o pronto, sem problemas)

1 xícara (chá) de coco ralado

2 colheres (chá) de agar-agar (ou 1 envelope de gelatina sem sabor, dissolvido conforme instrução da embalagem)

Adoce a gosto (use o açúcar de coco)

1 colher (café) de extrato (essência) de baunilha

1 colher (sobremesa) de  óleo de coco

Em uma panela, aqueça o óleo de coco e coloque o coco ralado. “Refogue” o coco no óleo depois acrescente os demais ingredientes. Misture em fogo médio até ferver. Leve a geladeira.

Calda:

3 colheres (sopa) açúcar de coco (pode usar açúcar mascavo)

2-3 ameixas secas

Água

Coloque o açúcar em uma panela pequena em fogo médio, acrescente água (aos poucos, cerca de 3 col. sopa) e mexa até adquirir consistência de calda. Acrescente as ameixas secas e misture. Coloque por cima do manjar pronto, na hora de servir.

— Agora a receita do leite de coco caseiro:

Ao comprar o coco, escolha aquele que tem água dentro (dê uma chacoalhada para sentir) pois é um sinal de que está fresco. A primeira etapa é quebrar o coco. Para isso, fure em um dos 3 “buraquinhos” que ele possui (veja qual é mais macio) com uma faca ou saca rolha e retire a água. Com uma pegador, segure o coco e coloque em contato com a chama do fogão, e gire até queimar todos os seus “pelinhos”. Em seguida, segure o coco e quebre-o com um martelo. Coloque uma faca entre a carne e a casca para ajudar a soltar a polpa. Rale o coco e bata no liquidificador com água (a proporção de água vai depender da espessura que você quer o leite): para cada xícara de coco ralado pode bater com 1 a 2 xícaras de água. Bata até virar um líquido branco (cerca de 5 minutos).  Em um pano de prato limpo coe a mistura em uma tigela, esprema bem para sair todo o leite. O resíduo do pano é o coco ralado e o líquido que você extraiu é seu leite de coco caseiro.

Visão pessoal…

Muita gente tem medo de incorporar o coco à alimentação por causa de sua grande quantidade de gordura saturada, mas muitos estudos comprovam a cada dia que isso é mito! Através da presença do ácido graxos, os nutrientes da fruta vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia ou Alzheimer. A polpa do coco é repleta de flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. O coco também é rico em carboidratos que ajudam a repor energia perdida, como, por exemplo, com o excesso de consumo de álcool; a água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que conferem ao coco propriedade antioxidante; o leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose e dos hormônios do leite para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal, que só faz mal à saúde e é inapropriado para o consumo humano. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten. Portanto, vamos melhorar nossas hábitos alimentares, adquirindo novas alternativas e dispensando as velhas… que de saudáveis não tem mais nada.

Inspiração…

Múltiplas funções do Óleo de Coco – Pesquisa

Avaliação Química e Funcional de Polpa de Coco Verde e Aplicação

Leite de Coco: aplicações funcionais e tecnológicas

Óleo de Coco: Uma revisão sistemática – Lume UFRGS

Estudo da obtenção de açúcares redutores a partir de casca de coco

Recomendo…

livros-coco

Fonte – Monicavox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s