Yuthi, o Adorável Homem das Neves, em visita aos Terranos – 05.12.2016

Yuthi, o Adorável Homem das Neves, em visita aos Terranos – 05.12.2016

Canalização de Gabriel RL

extraterrestre_1Artista: Vashta Narada’s Galactic Art

Observações: 

. Recomenda-se consulta ao verbete “IZUSHS” no Glossário do P1, antes da leitura dessa mensagem. Vide Aqui.

. Para preservar a identidade dos três participantes dessa reunião, optou-se por usar as siglas SdE 1, SdE 2 e SdE 3, para se referir a eles, na transcrição do diálogo.

. Para assegurar a veracidade dos registros, a entrevista foi gravada em celular, que ficou sendo segurado próximo à boca do médium Gabriel, devido ao tom de voz muito baixo de Yuthi. 

***

No dia 05.12.2016, por incorporação mediúnica do Gabriel Raio Lunar, Yuthi se manifestou durante uma reunião física, a três membros da administração do agrupamento Sementes das Estrelas. Yuthi é um ser da categoria “Os Glaciais”, pertencente ao grupo dos “Izushs”, que informou serem primos dos “Yetis”. Estes são aqueles conhecidos pelos Terranos como “O Abominável Homem da Neves”. Todos eles são provenientes do mesmo sistema.

Yuthi já esteve em contato telepático com o médium Gabriel, quando informou que “tem um carinho especial pela Terra. Ele e seu agrupamento já estiveram aqui, em outras épocas… Disseram que ainda vão incorporar no Gabriel para falar conosco.” (Vide glossário indicado.)

Yuthi veio, então, para cumprir a visitação prometida na ocasião desse contato telepático. Foi uma visita muito prazerosa. Yuthi conversou com os “Terranos” presentes, sempre falando muito baixinho, com elegância e doçura. Sua voz se assemelha a um assopro. Ele traz em si a energia da calma, da serenidade, da alegria. É um ser dócil. Estar na presença dele, eleva o padrão vibratório e afasta qualquer receio que uma pessoa possa ter de Seres de outros orbes.

Para confirmar essa breve descrição, transcrevemos o diálogo da forma mais fidedigna possível. (Vide mais no Glossário, no verbete “Izushs”).

***

Os três membros do Grupo Sementes das Estrelas estavam reunidos com Gabriel Raio Lunar para o lanche da tarde. Gabriel comentou: “Está frio aqui”. Passados mais alguns minutos, ele informou “estou sentindo as energias do Yuthi”. Imediatamente alguém do grupo lembrou-se de que essa visitação já havia sido anunciada nas Notas do P1. (Vide Nota 66 do P1).

Lembraram-se também de que na Nota 77 publicada exatamente no dia 05.12.2016, saiu a informação, “YUTHI em nova aproximação à 0i (Zero i)…” Todos se entreolharam perplexos, pensando e comentando, “como são precisas as informações do P1!…” (Vide Aqui).

E teve início a conversação.

Gabriel: – Ele (Yuthi) está dizendo: “Desculpem-me o transtorno”. (Aqui Gabriel foi interrompido repentinamente no que estava falando. Os presentes riram, ao perceber o que estava acontecendo).

SdE 1: Está tudo certo!

Yuthi: Eu estou muito emocionado, porque são poucos os Terranos, os seres humanos, que eu tenho a oportunidade de me comunicar desta forma. E muitas vezes que estive aqui, há muito tempo, eu sempre tentei uma aproximação de algum Terrano. Bem, eu, particularmente, não gosto muito desse termo “Terrano”. Irei usar “humano”. Eu me aproximei de alguns humanos, estes que vocês chamam de “médium” e eles não gostaram muito. A maioria das áreas que eu fui ao encontro deles, eram áreas mais quentes. A minha aproximação causa, naturalmente, uma certa variação de temperatura. Alguns deles queriam saber mais sobre mim. De onde eu vinha, para onde eu ia e qual era minha mensagem. Mas, de um modo geral, eu posso dizer que nem todos aceitaram. A maioria não aceitou. E, realmente, estou muito feliz por ele (Gabriel), ter se aberto dessa forma e ter permitido que eu viesse. Eu estou, digamos, um pouco afastado do grupo original, não porque tenhamos brigado (risos), mas porque eu faço um trabalho um pouco diferente na superfície.

SdE 1: Vocês já devem saber como nos sentimos. Os vemos como uma família. Vocês estão em casa!

Yuthi: Sim! Alguém aqui fez uma piada sobre a nossa chegada através do sol.

SdE 1: “Eles são de um planeta de gelo, vão passar pelo o sol e vão derreter”! (Risos).

Yuthi: Estamos acostumados, (risos).

SdE 2: Com as piadas ou com o sol?

Yuthi: Com as duas coisas! (Risos). Esse não é o primeiro sistema que entramos e que temos que atravessar o sol, (risos). Nós conhecemos infinitas civilizações. E existem muitas, muitas iguais a essa de vocês aqui. Eu poderia dizer, … idênticas.

SdE 2: Em outros sistemas?!…

Yuthi: Outros sistemas, que sua ciência não conhece ainda, mas virá a conhecer. Esperamos que, em breve. – (O celular vibra e Yuthi reage como se analisasse aquilo.) 

Yuthi: Aparelho interessante! (Risos).

SdE 2: Jurássico! (Risos).

Yuthi: Nós usamos um similar, mas não é físico.

SdE 2: Ah! Que legal!

Yuthi: Posso mostrar a você? Vocês já devem ter visto. É apenas plasma. (Yuthi leva a mão direita para à frente, como se estivesse segurando algo). E temos acesso, através dele, a bilhões de informações “bytes”.

SdE 2: É? Um dia nós teremos uns desses, também.

Yuthi: Na verdade, vocês já têm… Mas não me cobrem, porque não sou eu que vou entregar, não. (Risos).

SdE 2: Estou querendo minha parte nisso! (Risos).

Yuthi: Vocês sabem, … (um avião passa com seu barulho ensurdecedor e Yuthi novamente reage.) – Como vocês conseguem? É muito barulho!

SdE 2: Concordo!

SdE 1: A gente está em transição para mudança desse motor a combustão para um motor elétrico e, em seguida, um mais moderno. Heheheheh…

SdE 2: O avião também é jurássico, igual a esse celular que estou usando para gravar nossa conversa.

Yuthi: Faz parte da evolução. Faz parte da evolução!… Vocês sabem que eu sou apaixonado por flores?

SdE 2: Sabemos!

Yuthi: Sim! Amo violetas, margaridas, … amo! (Seus olhos marejaram e a voz embargou de emoção ao falar em flores).

SdE 2: Hortênsias?

Yuthi: Sim! Mas em especial essas duas… (Ele suspira profundamente.) – Até suspiro! (Risos).

SdE 2: Como você é? Consegue descrever?

Yuthi: Se eu consigo descrever a mim mesmo? (Risos). Bem, vou tentar… (Pausa). Uma bola de gelo! (Gargalhadas). Eu sou, na sua roupagem humana, vamos dizer assim, sou alto, razoavelmente magro. Eu já passei essa informação para ele (Gabriel) em outra oportunidade. E acredito que eu seja bonito. (Risos).

SdE 2: Com certeza é.

SdE 1: Gostaria de fazer algumas perguntas. A primeira, – eu sei que isso não é linear, mas em qual dimensão o sistema de vocês está em relação à fisicalidade Terrena?

Yuthi: De 8ª à 9ª dimensão.

SdE 1: Há algo que possamos fazer, há alguma dica, para auxiliarmos, de alguma forma num trabalho conjunto com vocês?

Yuthi: Sim! As meditações. Simplesmente visualizando, trabalhando conosco em nossas bases de cristal. – Eu vou manter neste instante o corpo dele (Gabriel) mais ereto para que minha energia possa fluir mais rapidamente… (O corpo do médium Gabriel agora coloca-se numa postura onde sua coluna fica ereta). Nós ficamos sempre muito felizes quando vocês se dispõem, quando se abrem voluntariamente para qualquer trabalho.

SdE 1: É uma felicidade muito grande para nós podermos estar sendo protagonista nisso tudo.

Yuthi : Como será que as mentes de vocês reagiriam se eu dissesse que vocês estão sendo, neste momento, protagonistas em mais de um sistema? (Todos riem).

SdE 2: Que honra!

Yuthi: Bom, essa, – um de vocês já disse! (Risos). Ainda é muito, para a cabeça de vocês?

SdE 2: É grande! É gigante!

Yuthi: Sim, eu sou grande, eu sou gigante! (Ele disse rindo. Todos riem). Neste momento, eu estou numa roupagem particular, eu posso dizer que tenho 2,70 m. Está bom para você?

SdE 1: É alto!

SdE 2: É um bom tamanho. É gigante!

Yuthi: Vocês gostam de piada sobre pés? O meu é bem grande. (O Abominável Homem da Neves é também conhecido como “Pé Grande”).

SdE 1: O meu também. Para o meu tamanho, também é um pouco grande.

Yuthi: Digamos que o seu seria um dedo meu…

SdE 2: O Abominável Homem da Neve?

Yuthi: Não tenho tantos pêlos quanto eles. Mas são meus primos.

SdE 2: Eles existem ainda aqui?

Yuthi: Sim! Existem. Alguns deles – (Yuthi se emociona ao tentar contar o que acontece com os Abomináveis Homens da Neve que vivem nos polos, e não conseguiu falar. A voz embargou e ele ia chorar). – Alguns deles acabaram por… – eu poderia não falar sobre isso?

SdE 2: Sim! Fique à vontade! Se não faz bem, não precisa falar.

Yuthi: Quando eu entro no sistema de vocês… eu permito que todas essas emoções que vocês sentem entrem em mim… porque eu quero sentir tudo.

Yuthi: Eu gosto do sol daqui também. Se tem uma coisa também, que acho interessante no planeta de vocês… (Ele ri) – Estou tentando trazer a informação para a mente dele, de maneira precisa. Estou dando imagens a ele. (“Gabriel” não parava de rir enquanto o Yuthi trazia as imagens).

Yuthi: Ele (Gabriel) que está rindo, não sou eu!

SdE 2: Mas você pode rir também se quiser!

Yuthi: Estamos rindo juntos (risos). Fiz questão de deixá-lo consciente. (Nesse momento) estou mostrando para ele uma imagem de uma pessoa – (risos intensos) – nada pessoal, (mais risos). De como vocês oscilam diariamente em várias emoções. É incrível!

SdE 1: É um feixe vibratório muito grande!

Yuthi: É incrível como vocês experimentam muitas emoções rapidamente, em curtos períodos de tempo.

SdE 2: É um sobe e desce sem fim!

Yuthi: Algo soa familiar? (Risos). Eu acho muito interessante como vocês lidam com isso. Aos poucos estou chegando 100% nele (no Gabriel). Podem tirar a manta, ele não vai mais sentir frio. (O cobertor que estava protegendo o corpo do Gabriel da baixa temperatura trazida por Yuthi é retirado).

Yuthi: E essas muitas emoções, … – eu fico observando, vendo vocês, porque eu consigo ver todo o movimento de energias em volta de vocês, – e é preciso ser um Mestre para conseguir experimentar tantas emoções, tantas vibrações, tantos tipos de energias em curtos períodos de tempo. E conseguir extrair de todas essas energias, de todos esses sentimentos, de todas essas emoções, o melhor, em gotas, enquanto essas gotas são jogadas naquele Ser que vocês chamam de Eu Superior, – que são vocês, ali na esquina. (Todos riem).

Yuthi: Você se chama … (dirigindo-se à SdE 1)? E você (dirigindo-se à SdE 2)?

SdE 2: (SdE 2 fala seu nome). Prazer, Yuthi!

SdE 3: (SdE 3 fala seu nome).

Yuthi: É isso, SdE 1, SdE 3 e SdE 2. (Aqui ele pronuncia pausadamente o nome de cada um.) Acho incrível! Muitas vezes eu… – fiz isso pouquíssimas vezes – eu assumi um corpo humano na estatura de 1,80 m e andei em algumas regiões. Eu gosto muito do Egito. É quente.

Yuthi: Existe uma energia em volta de todos nós. Uma energia azul, que fica em volta, que nos protege de determinadas radiações. Eu não quero deixar aqui a ideia de que o planeta de vocês é perigoso, mas existem certas vibrações aqui, que são prejudiciais, ainda, a certos “seres”… – E vocês estão nesse trabalho para purificar esse ambiente para que mais seres possam vir aqui. E é isso que está acontecendo.

SdE 1: Que demais! É uma honra muito grande ter vocês aqui.

Yuthi: Eu fico feliz em ouvir isso, SdE 1. É uma honra também para nós. Quando soubemos que viríamos, ficamos muito felizes. Na verdade, que viríamos mais uma vez. Como eu disse, já estive aqui outras vezes, em algumas eras… Vocês também são incríveis em comunicação. Em movimentar a energia da comunicação, do diálogo. Vocês conseguem isso muito facilmente. Existem algumas civilizações que eu pessoalmente fui (risos). Há alguns seres que são difíceis de se comunicar.

SdE 1: Então, já ouvimos um pouco sobre a introdução do trabalho de vocês aqui na superfície.

Yuthi: Sim, sim.

SdE 1: O que mais está sendo desenvolvido, nesse momento? A cerca dos polos Norte e Sul, mudança do magnetismo da Terra (segundo Kryon), entre outras coisas? Sei que há vários seres trabalhando nisso. Se você puder acrescentar algo mais, seria muito bom.

Yuthi: Nós estamos em uma fase inicial na Terra. Estamos ainda montando as nossas bases. Sim, elas já foram montadas. Mas digamos que ainda estamos montando, preparando tudo, o terreno. A princípio, estamos ancorando energias. Nós estamos em contato com aquela que vocês conhecem como Mãe Divina. Estamos aqui a pedido dela. Nós estamos fazendo os ancoramentos necessários e, claro, alguns grupos estão indo ocupar algumas zonas para iniciar o processo de resfriamento e aquecimento de algumas áreas. Mas tudo, a princípio, nada muito intenso, ainda. Não podemos agir ainda com intensidade. Porque ainda existem também “aquelas forças” que,… vocês sabem… e precisamos ter cautela. Eles tentaram, algumas vezes, impedir a nossa chegada e tentaram impedir que nós instalássemos as nossas bases. Os nossos sistemas de proteção nos garantiram a nossa segurança. Estamos indo com muita cautela, com muita sutileza. Alguns, por exemplo, como eu, estamos indo contatando alguns seres na superfície para que esses seres levem a nossa mensagem, para que eles digam que nós estamos aqui, para que os humanos, ou boa parte deles, fiquem conscientes da nossa presença. E, a princípio, é o que viemos fazer. Pretendemos fazer muitas coisas. Nós temos uma tecnologia capaz de limpar rapidamente os gases tóxicos. Por que nós não fazemos isso imediatamente, de forma tão abrupta?

SdE 1: O Pai João de Aruanda já falou que nossos corpos não suportariam.

(Obs: Pai João disse: “… se vocês fossem levados para um planeta, também biológico, com uma estrutura completamente pura, vocês morreriam. Seus corpos biológicos não aguentariam a nova estrutura. Por isso, nós também estamos trabalhando com todas essas legiões para trazer as energias devagar, devagar para seus corpos físicos suportarem a completa mudança de polaridade. Sair do carbono para o cristalino de uma hora para outra apenas apertando um botão, vocês cairiam todos duros! Um pouquinho que seja da liberação das grandes correntes da Fonte que passam pelos grandes Mestres, que passam para os seus mentores e vem descendo, pois a grande energia da Fonte vem, para a grande Frota Estelar, vem para os Mestres Ascensionados, desce para o sétimo plano terrestre, para o sexto, para o quinto até chegar em vocês, precisa haver uma filtragem, pois vocês não aguentam receber direto da Fonte, ainda!”. Vide Aqui)

Yuthi: Perfeito! Exatamente! Então nós vamos “trabalhando” aos poucos. Seus corpos físicos precisam se adaptar aos poucos. A nova energia, o novo ar. Compreendem? Então, além de nós, outros grupos estão aqui, como vocês sabem. Há uma infinidade de seres de toda galáxia aqui, cada um com sua especialidade, prestando um serviço à Mãe Suprema. Com muito amor… (Yuthi dá um logo e amoroso suspiro). Ah! Minhas flores! (Risos). Sinto o aroma delas.

SdE 2: Eu também! (Todos permanecem um tempo em silêncio e percebem o som do latido dos cães).

Yuthi: Cães! (Risos).

SdE 1: No sistema de vocês há interação com os animais?

SdE 3: Há várias espécies (de animais)?

Yuthi: Nosso sistema de mundos é composto por 17 (dezessete) aglomerados. Cada um deles tem o seu eco(sistema). No meu, em particular, temos duas espécies. Uma semelhante àquelas que vocês chamam de lobo, com pêlos brancos e olhos azuis. Outra espécie é aquela que vocês põem no dedo… acredito que (seja) Arara, Papagaio, também são brancos.

Yuthi: Também nesses mundos existem seres belíssimos, aquáticos, também, como vocês conhecem, sereias, muitas sereias lindas. Ah! Eu posso vê-las! Sou amigo de uma chamada Anissha.

Yuthi: Quando nós viemos, nós soubemos que iríamos ter esse contato com este rapaz (Gabriel). Nos entregaram um relatório (risos). “Quem é aquele moço”? “Bem, ele é ‘ELE’. Está trabalhando com (…), fazendo o trabalho (…)“. (Yuthi cortou deliberadamente sua fala nos lugares marcado pelas duas últimas chaves). Todos nós, que nos aproximamos, recebemos esse tipo de relatório. Quando os seres que se aproximam desse planeta, que têm a oportunidade deste contato com esse rapaz, precisam de um relatório, (risos). Para que possamos, como vocês dizem aqui, existe uma piada que vocês fazem: “Não pegar o bonde andando.” (Risos). Então nós nos atualizamos, nos familiarizamos com todo aquele contexto e, aí sim, vimos. – Para não passarmos vergonha, (risos). Vocês devem ter percebido que eu gosto de humor, né?

SdE 2: Sim! Você é bem-humorado, como a gente.

Yuthi: Sim! Mas existem outros do meu agrupamento que são assim: (mostra uma expressão carrancuda e todos caem na gargalhada).

Yuthi: Eles não sorriem muito. Não com a boca, mas riem com o coração. E eu sou assim.

SdE 2: Mais extrovertido!

Yuthi: Algumas pessoas daqui do seu mundo costumam dizer que pessoas altas, muito altas, ou muito gordinhas, são engraçadas,… costumam ser engraçadas. – Bem, eu sou alto! (Nessa hora, o grupo atentou-se ao barulho de um aspirador de pó na vizinhança).

SdE 2: Mais uma de nossas tecnologias Jurássicas.

Yuthi: Bastante alto. Nós temos a audição muito sensível.

SdE 2: Com certeza! Pelo volume que você fala…

SdE 3: Parou (o som)!

Yuthi: Ah! Que alívio!

SdE 2: Minha voz quando você ouve, deve ser um grito. Desculpa… (SdE 2 estava próxima à boca e ouvido de Yuthi, segurando o gravador).

Yuthi: Nós temos proteção! (Risos).

SdE 1: Ah, uma pergunta: Fora os “Yetis” (vide Glossário indicado), há algum outro represente do grupo de vocês aqui na Terra, encarnados ou não, que não necessariamente estejam fazendo algum trabalho, nesse momento?

Yuthi: Preciso ver se entendi sua pergunta. Você quer saber se algum de nós, ESPÍRITO, está encarnado entre os humanos?

SdE 1: Sim.

Yuthi: Sim, existem poucos. Cerca de mil, para a quantidade (atual) de humanos na superfície: 7.527.785.527 (Sete bilhões, quinhentos e vinte e sete milhões, setecentos e oitenta e cinco mil, quinhentos e vinte e sete). 

(OBS: A população mundial já estava em 7.469.203.430 no dia 06.12.2016 às 01:35:00 (Horário de Brasília), uma quantia muito próxima e coerente com a informação de Yuthi, daquele momento. Essa conferência foi feita pelo Gabriel menos de dois dias depois da entrevista. É impressionante a precisão da informação, realmente bem próxima do número real indicado por Yuthi. Pode-se acompanhar a  dinâmica variação dos números populacionais, em tempo real, aqui: http://www.worldometers.info/br/ – O Gabriel, telepaticamente perguntou ao Yuthi o porque da diferença entre a informação dele e a do site, ao que ele respondeu com bom humor: “O cálculo de vocês não está correto”).

Yuthi: Mas não é possível calcular (Manter o mesmo cálculo nem mesmo por um segundo, já que muda a cada segundo.). Esse é um número rápido! Já não é mais (esse). Enquanto eu falava cada um dos números, os outros iam aumentando. É assim que eu vejo daqui.

Yuthi: Cadeira! (Ele olhou para a cadeira em que estava sentado, examinando-a em suas partes, como se fosse uma novidade.) – Nós não temos dessa forma. (A nossa) é apenas um plasma, uma espécie de plasma, para vocês entenderem. É só um disco, um disco “girante”. Sentamos quando é preciso.

SdE 2: Quando em forma humanóide, né? Senão nem senta, porque uma bola de gelo não senta, já está sentada! (Risos). Desculpa, eu também sou brincalhona! (Mais risos).

Yuthi: Eu aprecio muito! Não quer vim comigo? (Convidou a SdE 2 para ir com ele). (Risos).

SdE 2: Gostaria, sim! Me leva para dar uma volta na sua nave. Posso?

Yuthi: As nossas naves estão estacionadas. Ficou triste? (Sim, a SdE2 ficou momentaneamente triste por entender que não ia fazer o passeio de nave).

SdE 2: Fiquei… (Risos).

Yuthi: Pude ver a sua energia. (Risos).

SdE 2: Bom, mas eu melhoro já, já! Como você disse, a gente muda rápido de vibração. Daqui a pouco, passa.

Yuthi:  E é impressionante!

Yuthi observa: “Você está pensando muito não é, SdE 1”?

SdE 1: Sim. Estou tentando visualizar a sua interação conosco, que sei que não é linear. Mas não consigo visualizar com minha mente.

Yuthi: Compreendo. (Yuthi passou a observar e tocar o corpo do Gabriel) – Corpo bonito! (E foi se tocando para sentir as mãos, os braços…)

SdE 2: Ele vai gostar de saber que você falou isso! (Referindo-se ao Gabriel). (Risos).

Yuthi: Nós não temos esse pêlo (sobrancelha).

SdE 1: Acredito que vá chegar o momento que não vamos mais tê-los.

SdE 2: Pêlos no rosto! (Risos).

Yuthi: É bonito! (Yuthi continua observando e tocando o corpo do Gabriel, percebendo os pêlos nas pernas e braços e barba. E vai se tocando…).

SdE 2: Nos olhos também têm. Interessante você examinar o corpo humano sentindo pelo tato.

Yuthi: Que bom que ele deixa! (Risos).

SdE 2: Isso! Examina bem (risos). (Ele passou a mão demoradamente por várias partes do corpo do Gabriel, demonstrando curiosidade e admiração).

SdE 1: Muito fantástico! É uma veste que é comandada apenas com intenção. Não é necessário fazer mais nada. É muito bacana.

Yuthi: Você sabe muito disso! Do Corpo humano! Posso ver, SdE 1. (Observou atentamente o corpo do SdE 1).

Yuthi: Bem, vou cuidar das minhas flores.

SdE 2: Você nos visitará novamente?

Yuthi: Existem potenciais para isso.

SdE 2: Você é muito simpático! Muito mesmo. Uma presença agradável!

Yuthi: Muito obrigado! Desculpem minha linguagem.

SdE 2: A sua linguagem está perfeita!

Yuthi: Estou tentando me adaptar.

SdE 2: Já se adaptou!

Yuthi: Confesso que gostaria de não ir…

SdE 3: Ah…

SdE 2: Gostou de nós, gostou daqui… Que bom!

SdE 1: Muito agradável sua visita!

SdE 3: Ownnnn!… (E estende a mão para responder ao cumprimento de Yuthi , que acabava de lhe estender a mão, para se despedir).

Yuthi: Vocês fazem isso, e eu vejo muito. (Se referindo ao aperto de mão).

SdE 1: É o cumprimento.

Yuthi: Eu vejo vocês fazendo isso. (E ele estende a mão para se despedir de cada pessoa ali presente).

SdE 2: A gente faz!

Yuthi: Paz…

SdE 2: Obrigada… Muito obrigada!

Depois dessa despedida, Yuthi deixa o corpo do Gabriel. Ficou no ambiente e no coração dos presentes uma sensação de profunda paz e alegria, e um desejo enorme de que ele volte. Há muito amor ali, nesse ser. Amado Yuthi!!!

Transcrição: Davi Aguiar 

Revisão de texto / compilação: Melk Sales, Solange Yabushita e Valéria Albuquerque

Amor e bênçãos,

Gabriel RL

Fonte – Sementes das Estrelas

Deixe um comentário