5 Maneiras para a inovação se expandir em um Mundo sem Dinheiro – 03.05.2016
O que aconteceria com a criatividade e a inovação se pudéssemos usar uma varinha mágica e fazer as limitações orçamentarias desaparecerem? O quanto pode a inovação se acelerar em um mundo sem dinheiro?
Este artigo continua as ideias do artigo 5 mudanças fundamentais que acontecem em um mundo sem dinheiro.
Se você trabalha em um campo criativo, está bem ciente de como muitas vezes projetos e ideias são limitados por restrições orçamentárias. Na verdade, o mesmo é verdade para as empresas em geral: nós estamos sempre procurando o melhor preço, a opção mais barata, o melhor valor para o dinheiro.
Na maioria das vezes quando é sugerido o debate para um mundo livre de dinheiro, as pessoas se iludem pensando que a remoção da conquista monetária vai parar o ímpeto e o impulso que leva as pessoas a inovar.
Inicialmente isto pode ser verdade, mas não na cabeça dos pensadores, inovadores e criatidores que são verdadeiramente apaixonados pela criação. Nem um único destes são impulsionado por dinheiro, eles só são movido pela paixão de criar e inovar.
Como então a criatividade e a inovação serão aceleradas em um mundo sem dinheiro?
1. Feito para Durar
Atualmente a arte do negócio não é ser capaz de vender algo a alguém, mas ser capaz de vender (ou dar) a alguém algo que os obriga a fazer um pagamento contínuo para você, de preferência em uma base mensal.
Isto faz sentido porque precisamos de dinheiro periódico (mensal) chegando, a fim de podermos sobreviver de forma sustentável. Por esta mesma razão os produtos não são absolutamente feitos para durar, a sua obsolência programada garante que você precisa substituir a sua compra periodicamente. É a sustentabilidade do negócio, que no nosso mercado atual é praticado por todos.
Ao remover a responsabilidade de ganhar uma renda repetidamente a dinâmica de todo o desenvolvimento do produto muda automaticamente.
Vamos usar os dispositivos móveis e tablets como um exemplo comum.
O lucro atual é em grande parte conseguido através da venda de dispositivos físicos. Quanto mais dispositivos vendidos = mais lucro. Retirando o ônus do lucro a necessidade de substituir o dispositivo desaparece por consequência.
Em vez disso, você provavelmente vai descobrir que a simples inovação de um dispositivo pode ser produzido em massa e distribuídos para cada pessoa, já existe tecnologia em que um simples pedaço de acrílico ou vidro é capaz de transportar uma carga elétrica e exibir dados digitais.
Tecnologia semelhante já existe para aplicações inteligentes de vidro e dispositivos smartboard, você pode escrever nos dispositivos, capturar o que você escreve na tela e exibir dados digitais em um PC através do dispositivo.
Alterações e atualizações então aconteceriam a nível de software, embora o foco provavelmente mudaria de atualizar tecnologias de software para tecnologias de software refinadas de modo que sejam mais adequados para seu propósito e provavelmente tenham um uso mais amigável.
2. Colaboração
A nossa economia atual leva as pessoas ao isolamento, trabalhando por conta própria, fazendo as coisas sozinhas, a fim de colher os benefícios para si própria.
Grande parte da verdadeira colaboração criativa consequentemente é descartada por questões de dinheiro. A competição e o isolamento também nos privam do maior benefício da criatividade e inovação, as ideias crescem quando eles são compartilhadas.
Quando você tem uma grande ideia, compartilha e discute-a, ela se expande. Você vê mais detalhes, desenvolve uma compreensão mais ampla do problema e expande o seu conhecimento sobre a situação.
No atual ambiente de negócios competitivos as pessoas já não compartilham as suas ideias, porque uma ideia valiosa é a que você deve guardar para si, a fim de garantir a sua riqueza futura ou o seu cargo na empresa.
Os tipos criativos são pensadores e falantes. Se você já foi encurralado por um artista apaixonado, criativo ou inovador com uma ideia nova e surpreendente, você sabe exatamente o quanto nós REALMENTE, REALMENTE, REALMENTE queremos falar, compartilhar nossas informações, ouvir opiniões e esmiuçar os detalhes.
Retirando a competição pelo dinheiro os pensadores criativos podem compartilhar tudo o que eles quiserem. Na verdade, quanto mais eles compartilham, maiores as ideias se tornam e mais rapidamente nós crescemos como uma sociedade.
3. Centros Criativos
A educação realmente pode fazer uma enorme diferença. Se você pode pagar pelo caminho certo. E atualmente isso é exatamente do que se trata: das pessoas que podem pagar para obter a melhor educação.
A reunião de indivíduos de pensamento similar em comunidades e centros de aprendizagem é conhecido desde os tempos clássicos. Filósofos se reuniam para compartilhar ideias, pintores se reuniam para aprender uns com os outros e com grandes mestres, até mesmo os comerciantes formavam alianças para proteger os seus conhecimentos e transmitir seus segredos para os escolhidos.
Hoje porém, o dinheiro lubrifica cada roda e a maioria das pessoas que frequenta centros reconhecidos de aprendizagem fazem porque eles podem pagar e têm as conexões certas.
Retirando o status de direção do dinheiro, as únicas pessoas que vão PROCURAR os centros de especialização serão as que realmente mostram habilidade e capacidade na área. Da mesma forma, sem a direção do valor monetário, as únicas pessoas que serão atraídas para estes centros serão aquelas que são verdadeiramente apaixonadas pelo seu chamado.
4. O Ciclo Criativo
A verdadeira criatividade leva tempo, inclusive porque você precisa dar tempo para o projeto se desenvolver dentro de você quando está criando.
Os melhores projetos criativos são aqueles em que você trabalha por mais de um período de tempo. Na verdade o autor Stephen King recomenda que quando você terminar de escrever um livro, deve colocá-lo em uma gaveta por pelo menos seis meses antes de olhar para ele novamente para editá-lo.
Não é apenas porque uma grande ideia criativa leva tempo para se desenvolver, mas também porque o ciclo criativo leva tempo e tem seus altos e baixos.
Em seu livro: “As 5 Linguagens do Amor“, o autor Gary Chapman introduz o conceito de um tanque de amor. Ele diz que seu tanque de amor é como uma conta bancária, se você continuar retirando e retirando sem fazer qualquer depósito, vai finalmente ficar a descoberto. O ciclo criativo não é diferente.
Você tem surtos maciços e períodos em que as ideias fluem facilmente e livremente. E então sucessivos retrógrados em Mercúrio, onde você sente como se o pensamento esteja se movendo através do concreto molhado e você mantem o bloco do escritor aguardando ideias. Você já usou toda a sua capacidade criativa, agora é hora de se recuperar antes de saltar para frente cheio de ideias novamente.
No entanto no mundo empresarial atual, simplesmente não há tempo para o pensador criativo se recuperar.
A pressão é para fazer dinheiro a todo instante, estar no seu melhor a cada dia. O seu empregador simplesmente não pode pagar para você ficar um mês de inatividade recuperando a sua capacidade criativa para voltar a jogar.
Ao retirar a pressão monetária, você remove a pressão do desempenho contínuo e ponto final.
Quando você não tem que pagar para as mentes criativas extras que precisa empregar para pensar por você, pode colocá-los em turnos. Você pode proporcionar-lhes o tempo de inatividade.
Atualmente o sistema precisa utilizar cada segundo de valor dos seus funcionários criativos, porque tem que pagar por cada segundo que eles estão lá. Ao retirar a pressão do dinheiro os criativos só tem que se concentrar no problema em questão.
5. Objetivos Maiores
Pense em um elevador espacial, exploração do espaço profundo, colonização planetária, viagem no tempo, tele transporte. E tantas outras opções. Mas tão pouco orçamento.
Em 2003, uma estimativa de US $ 20 bilhões foi apresentada para a construção de um elevador espacial. Vamos dizer que este custo dobrou agora com toda esta inflação louca, então US $ 40 bilhões para construir um elevador espacial, com uma contingência adicional de US $ 20 bilhões.
Um total de US 60 bilhões, os três homens mais ricos do mundo são as únicas pessoas que podem se dar ao luxo de financiar um elevador espacial e isso poderia levar à falência qualquer um deles. Ao retirar as limitações monetárias, ele simplesmente se transforma em movimentação de recursos em torno de fazer isso acontecer, uma vez que as partes concordam, é claro.
O projeto em seguida, pertence ao coletivo e a viagem e exploração espacial se tornam acessíveis, assim como a coleta de lixo e todas as muitas outras coisas que serão discutidas para usar o elevador.
Da mesma forma, sem a necessidade de recuperar os custos e fazer pagamentos aos acionistas, o serviço pode ser disponibilizado para muitos a um preço acessível e não será reservado para uma pequena elite que pode pagar uma taxa exorbitante de modo que o negócio possa apresentar lucros mais rapidamente.
O dinheiro nos leva a competirmos uns contra os outros e nos isolarmos uns dos outros, porque as pessoas são vistas apenas como um potencial cliente ou o seu adversário: desafiando o acesso ao dinheiro que você acredita que merece e necessita.
Removendo o dinheiro como o motorista, mudamos a visão de quase tudo o que fazemos, isto permite direcionar a humanidade para um foco no bem maior.
©Chemory Gunko:
Origem: thespiritscience
Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível
A “Luz é Invencível” tem por norma não publicar comentários com links.
Pedimos a compreensão de todos, para qualquer dúvida temos nossa caixa de sugestões onde todos podem livremente fazer suas colocações que serão arquivadas para consultas posteriores. Agradecemos a compreensão de todos.
Equipe da “Luz é Invencível”.